A diferença entre Videomaker e Filmmaker!

Meus queridos! Hoje vim responder umas das perguntas mais feitas na internet com relação ao mundo Audiovisual! Qual é a grande diferença entre Filmmaker e Videomaker! E se você está se perguntando se essa diferença existe sim ela existe e pode ser totalmente diferente do que você imagina!

 

Muitas vezes vi pessoas questionando a diferença entre esses termos e para entender, temos que entender a formação da palavra e porque ela surgiu.

Filmmaker

O termo filmmaker surgiu da combinação de palavras Film, que em inglês significa: Filme e Maker que no inglês significa: aquele que faz. Na tradução livre Filmmaker é  aquele que faz filmes. Entretanto não é somente isso que a palavra quer dizer. O termo Film é utilizado quando o cineasta que está produzindo o produto audiovisual usa em sua produção a película (filme) para captar as imagens. Neste caso Filmmaker significa aquele que usa filme (película) para realizar suas peças audiovisuais!

Filme = Película

Videomaker

Bom, você me pergunta agora da onde vem a palavra videomaker. Maker, como já vimos é aquele que faz, entretanto o termo vídeo vem da palavra Videotape que na tradução livre é a famosa Fita Cassete. Então videomaker é aquele que usa fitas em suas obras audiovisuais.

Fita Cassete ou Vídeo Tape do Inglês

Diferente do que muitas pessoas pensam, os temos não estão conectados com meio de transporte da obra (onde será exibida) e sim com o suporte em que foi captada. Podemos sim ter um vide-o sendo exibido em uma sala de cinema assim como podemos ter um Filme película) sendo exibido fora de uma sala de cinema. Um outro fato interessante sobre isso é que antigamente existia também distinção entre os termos “Gravar”  e “Filmar”, pois um se referia ao uso de Videotapes e o outro se referia ao uso de Películas (Filme).

 

O que isso interfere atualmente?

Bom atualmente é raro encontrar pessoas que trabalhem com esses suportes em produções corriqueiras. A película ainda é muito usada em produções de longas metragens. Mas a Videotape é bem rara nos dias atuais. Hoje o suporte predominante é o suporte digital, que não se enquadra no Filmmaker nem no Videomaker, pois ele não é nenhum nem outro.

Ainda ficou na dúvida sobre essa diferença? Então deixa seu comentário ai em baixo! Espero que tenham gostado! Sigam clicando!

Gustavo Winther

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.