Criando o Look Vintage no Adobe Lightroom!

Há algumas semanas atrás eu fiz um post falando sobre Fotografia Analógica e sobre a importância dela para a formação de um fotógrafo e uma coisa não saiu da minha cabeça, nem todos querem ou tem paciência para fazer fotos com o filme, e tudo bem! Você sabe o que é melhor para sua carreira, mas muitos tem apreço pelo Look do Filme, ou como é conhecido hoje, o Look Vintage. Então decidi vir aqui mostrar como você pode recriar esse look usando fotografia digital e o Adobe Lightroom.

Antes de começar gostaria de dizer que se você não está com tempo ou paciência para recriar esse look você pode comprar o Vintage Presets Pack online! Ele é um pacote que vem com 6 diferentes presets para Lightroom, todos emulando filme antigo e o Look Vintage! Todos estão disponíveis na loja e isso pode te economizar muito tempo! Se quiser conferir só clicar aqui!

Vintage Presets Pack para Adobe Lightroom

Sem mais delongas vamos começar! Para criar um look vintage precisamos primeiro escolher qual tipo de look vamos emular. Como não quero criar uma bíblia aqui nesse post vou escolher um look, dentre todas as imensas possibilidades, o look que vamos reproduzir é o Matte Warm. Esse look Matte Warm implica em deixar a foto com tons mais quentes e tirar a latitude das luzes, deixando assim a foto com uma cara mais esmaecida e amarelada, além de adicionarmos textura nela.

1- Correções básicas!

O primeiro passo antes de começar qualquer processo é corrigir a fotografia caso ela precise de ajustes. Essa etapa é bem simples e depende de fotografia para fotografia, mas algumas vezes você pode ter feito a fotometria muito escura ou muito clara e antes de aplicarmos o look é necessário arrumar isso (Caso seja sua vontade). Para isso basta mexer nos Sliders de exposição, Pretos, Claros, Sombras e Altas Luzes. A famosa Basic Correction! Feito isso podemos seguir em frente!

Ajustes básicos

2- Curvas! Esmaecendo a fotografia

Essa é uma das etapas mais importantes do processo. Vamos esmaecer os pretos e os brancos da imagem, isso vai fazer com os pretos se tornem pretos acinzentados e os brancos se tornem brancos acinzentados, fazendo assim ela ter uma cara antiga e esmaecida. Para fazer isso é bem simples.

Vamos abrir a Tab Curvas e você deve encontrar uma linha reta.

Curvas sem contraste aplicado

A primeira coisa a fazer vai ser adicionar contraste nessa curva, tornando ela uma curva “S”.

Aplicando contraste em “S”

Feito isso vamos pegar os pontos extremos da curva e subir com eles! Nessa etapa não podemos exagerar, se passarmos do ponto vamos criar aberrações na imagem. A referencia do ponto máximo que você pode subir com os pretos é até o ponto que você criou na sua curva de contraste!

Quebrando os pretos e os brancos

Feito isso terminamos com essa etapa e criamos o esmaecido da fotografia!

3- Adicionando os tons quentes!

Aqui nessa etapa começamos dar a cara para o nosso look! E fazemos isso através de colocarmos mais tons quentes na imagem, sempre optamos por tons mais amarelados/alaranjados Eles que dão o feeling de uma foto antiga.

Nesta etapa vamos usar a tab de Split Toning, diferente do que muitas pessoas pensam, é preferível não usar o balanço de branco para deixar mais quente as fotos. A ferramenta de balanço de brando serve para corrigir a imagem não para adicionar um Look. Vamos começar pelo Highlights adicionando um tom amarelado/alaranjado!

Adicione Tons quentes nos Highlights!

Dica Pro! – Evite exagerar na saturação desta etapa, não queremos inundar a foto com amarelo, queremos apenas adicionar um leve Touch para ela!

Após isso para evidenciarmos a presença do amarelo, vamos adicionar um pouco, mas muito pouco de azul nas sombras da imagem! Isso vai criar o Cross Color que é quando trabalhamos com espectro opostos de cores que são cores complementares.

Adicione Tons azuis nas sombras

E para finalizar esta etapa vamos colocar o balanço para Highlights, desta forma o que vai ficar evidenciado na imagem é o Amarelo e não o Azul que colocamos apenas para preenchimento!

Coloque o balanço para os Highlights

4- Adicionando Grão

Aqui entramos em um aspecto que vai trazer o Look á vida que é adicionar grão na imagem. Antigamente o filme fotográfico tinha granulação dependendo da sua ASA, hoje em dia no digital essa granulação existe, mas a textura dela é bem diferente da textura do filme, por isso vamos adicionar ela na pós!

Para fazer isso é bem simples, basta vir aqui em baixo na aba de Efeitos! Lá você pode escolher o quanto de grão você quer na sua fotografia, o tamanho dele e a aspereza do grão.

Adicionar grão é o que faz a fotografia ter aquela cara antiga!

Aqui você pode colocar o quanto for de seu agrado, mas não recomendo exagerar como em todos os outros, pois pode tornar sua fotografia muito sem cara de fotografia.

5- Vinheta!

A quinta e última etapa é bem simples que é adicionar um pouco de vinheta na fotografia.

Adicionar vinheta é opcional, tem pessoas que gostam!

Esta etapa é totalmente opcional, pois tem muitas pessoas que não gostam de vinheta e acha que ela prejudica a imagem.

PRONTO

Viu como é fácil replicar o look vintage na fotografia digital? Essa técnica você pode usar tanto no Lightroom Desktop como no Lightroom Mobile! Se gostou deste efeito recomendo verificar o Vintage Presets Pack para Lightroom! Lá você vai encontrar muitas possibilidades para as suas fotografias! AGORA! PREPARA QUE LÁ VEM SURPRESA! Se você quiser ganhar 50% de desconto no Vintage Presets Pack basta assistir ao vídeo abaixo que em algum momento dele eu deixo um código de desconto para os interessados! Corre lá e assiste!

Agora você vai poder criar fotografias com um Look mais vintage que tantas pessoas gostam! Se você usar essas dicas não se esqueça de compartilhar os resultados comigo no Instagram @GoWinther que vou ficar muito feliz em ver!

 

Gustavo Winther 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.