Referências – Gregory Crewdson

Semana passada eu fiz um post falando sobre um projeto que realizei e trouxe o fotógrafo Minkkinen, que trabalha com o corpo humano, como referência. Durante essa semana eu estava refletindo e cheguei ao seguinte raciocínio, em um mundo onde todas as câmeras fotográficas são capazes de fazer belas fotos em um mundo onde qualquer pessoa consegue aprender o básico da fotografia, o que vai diferenciar um trabalho do outro, já que o nível técnico não é mais um separador? Pensei sobre isso e cheguei a seguinte conclusão, o que torna um trabalho melhor do que o outro, é a maneira como o fotógrafo vai olhar para aquela situação, é como cada olhar é moldado de acordo com as referencias e cargas culturais do fotógrafo, e é por esse motivo que eu estou fazendo esse post. Percebi que ficar rondando em cima de temas como, “O que é ISO (ASA)?”, “O que é diafragma?” e questões técnicas não é o principal. Por isso, vou começar a trazer minhas referências tanto na fotografia, na pintura e artes no geral para vocês aqui do Blog.

Para inaugurar essa nova sessão de posts eu trago uma referência minha (que eu amo!), o fotógrafo americano Gregory Crewdson. Suas fotografias ficaram conhecidas pela grande quantidade de elementos e qualidade, são fotografias que transmitem uma atmosfera única, é como olhar Gregory_Crewdson_2uma pintura. Quando estava pesquisando sobre ele descobri algumas coisas, Crewdson só trabalha com câmeras de grande formato, aquelas de fólio, e negativos, em seu processo, ele usa o digital somente no final para juntar algumas partes. Fora isso, suas fotografias demoram em média 1 dia para serem feitas, ele tem uma equipe de aproximadamente 20 pessoas para ajudar na produção das imagens. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o “Beneath The Roses” . Vou colocar algumas fotos dele aqui em baixo e também vou colocar uma entrevista (em inglês) logo em seguida só para dar uma dimensão das produções dele.

Espero trazer novas perspectivas com alguns fotógrafos que vou apresentar aqui! Qualquer dúvida, questão ou crítica, estou a disposição!

 

UPTADE

O vídeo que estava originalmente neste post foi tirado do ar, então substitui por um outro vídeo, também muito interessante, mas infelizmente não mostra as grandes produções de Crewdson.

Gustavo Winther

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s