Falando sobre – SP-arte/foto/2015

Hoje eu vim falar um pouco sobre a SP arte/foto 2015 que foi uma exposição de fotografia que ocorreu nos dias 20 até o dia 23 de agosto no Shopping JK Iguatemi em São Paulo. No post vou falar dar um panorama geral do que tinha na exposição e dar algumas impressões que eu tive sobre o local, organização e conteúdo. Essa é apenas a minha opinião sobre a exposição.

Ambiente

Bom o primeiro ponto a ser tratado aqui é o ambiente da exposição. Ela se encontra no terceiro andar do Shopping, uma área reservada especialmente para exposições. O local conseguiu acomodar bem as fotografias junto com os galeristas. Fora isso havia vários quiosques de bebidas, alguns pagos (com um preço bem elevado, levando em conta os padrões do Shopping) e outros de graça.

Disposição das Fotografias

Essa parte me incomodou bastante, pois a exposição era divida em vários setores e cada setor pertencia a uma galeria que iria colocar o trabalho dos fotógrafos que tem parceria. Isso me incomodou, pois muitas vezes você só via um pedaço da obra de um fotógrafo e logo em seguida recebia outra imagem totalmente diferente da anterior. Falando de maneira simples você não conseguia absorver muito bem. Você dava atenção especial à um trabalho ou outro, aquele que chamasse mais atenção, o resto muitas vezes passava da maneira corrida.

O Objetivo

Eu me perguntei muitas vezes durante a minha visita “O porquê desta exposição?”. Pensando sob essa pergunta eu cheguei em algumas respostas. A primeira: Difundir arte e conhecimento para o público, era uma exposição com entrada franca e tinha muito conteúdo e coisa boa para se ver, esse pode ter sido um dos motivos para eles fazerem isso. A segunda resposta que eu cheguei foi um pouco diferente, embora eles tenham o intuito de difundir arte e conhecimento eu senti que aquela exposição estava mais preocupada com a venda de fotografias e promover as galerias, do que difundir a arte. Eu pensei nisso, pois grande maioria das obras estavam a venda (por preços mais salgados que o mar), a maioria do público presente lá (repare que não falei todo mundo, mas sim uma parte) aparentava pertencer de uma classe social mais alta e por fim a exposição se localizava em um local (ótimo) frequentado, em grande parte dos casos, por pessoas da classe AA. Claro que isso é só um pensamento que surgiu da minha cabeça.

Quem estava lá…

Agora o mais importantes sobre a SP arte/foto, os fotógrafos presentes lá. Tudo de “primeiríssima” classe, só tinha cara bom. No decorrer de toda a exposição consegui encontrar grandes nomes da fotografia brasileira como Marcelo Mascarro, Cássio Vasconcelos, Araquém

Foto do Martin Parr exposta pela galeria Lume

Foto do Martin Parr exposta pela galeria Lume

Alcântara, Ricardo Hantszchel, João Farkas, Cláudio Edinger e vários outros. Também tinha grandes nomes da fotografia internacional como Martin Parr, Horácio Coppola, Elliott Erwitt e outros. O que quero dizer com esses nomes é que a exposição não quis pegar leve, só chamou fotógrafo de alto nível.

Outro ponto importante

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto por volta das 17h era aberto uma mesa de debate com curadores, fotógrafos, antropólogos, professores, um cardápio variado, sobre diversos temas da fotografia. No dia 22 houve lançamentos de livros como “Serra do Amolar” do Sebastião Salgado e  “Cristiano Mascaro 30” do Cristiano Mascaro. Embora não tenha conseguido assistir nenhuma dessas mesas de debate, achei muito bom ter essa possibilidade.

No geral..

Fora o ponto negativo de tudo ficar muito junto e você não conseguir absorver o conteúdo das fotografias por completo, a exposição se saiu muito bem, trazendo grandes nomes da fotografia nacional e internacional e expondo eles em um local agradável e com suporte para receber uma exposição desse porte.

Espero que tenham gostado dessa minha pequena opinião sobre a SP-arte/foto/2015, quem foi lá por favor deixa aqui um comentário falando sobre o que achou!

Gustavo Winther

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s