As 5 fotografias mais marcantes da segunda guerra mundial

A ideia do post de hoje, além de estudar a minha matéria de fotojornalismo da faculdade, é dar para vocês leitores referências. O tema de hoje é pegar as 5 fotografias mais conhecidas e marcantes feitas durante a segunda guerra mundial e contar um pouco da história delas, sua importância ou como ela foi feita.

1.Praia Omaha, Normandia, França – 1944, Robert Capa

A primeira fotografia a aparecer aqui é uma das mais icônicas da segunda guerra, além de pertencer ao grande Robert Capa, ela registra o momento exato da invasão dos Alianos pela praia de Omaha na Normandia. Durante o momento da fotografia Capa teve sérios problemas com a maré e os rolos de filmes, tanto que no final a penas 11 negativos sobreviveram de um total de 106.

Foto por: Robert Capa

Foto por: Robert Capa

2. Raising the flag on Iwo Jima / A Old Glory – 1945, Joe Rosenthal

Essa fotografia foi outra imagem que teve uma imensa repercussão durante a segunda guerra, foi o dia em que os Aliados conquistaram a primeira área em território japonês, a ilha Iwo Jima e hastearam a bandeira no monte Suribachi. Feita pelo fotógrafo Joe Rosenthal, ela retrata os fuzileiros junto com um médico da marinha hasteando a sua “Old Glory”.

Foto por: Joe Rosenthal

Foto por: Joe Rosenthal

3. A bandeira vermelha sobre Reichstag, Berlim – 1945, Yevgeny Khaldei

Esta fotografia foi feita no dia 30 de abril de 1945 quando o exército Vermelho tomou conta do Reichstag destruído. Bom pelo menos assim ela deveria ter sido feita, na verdade essa foto foi encenada e feita no dia 2 de maio, dias após o evento, pois ninguém havia fotografado o hasteamento da bandeira no dia em que o exército tomo conta de Berlim, e Khaldei viu ai a oportunidade de criar uma fotografia comparável, ao nosso amigo ai em cima o Joe Rosenthal, a Old Glory.

Foto por: Yevgeny Kaldhei

Foto por: Yevgeny Khaldei

4. Dia V-J em Times Square – 1945 Alfred Eisenstaedt

Uma das fotografias que mais representam o fim da segunda guerra mundial foi a foto feita por Alfred Eisenstaedt, aonde ele captura o exato momento quando um soldado da marinha beija uma enfermeira, a foto tem um simbolismo muito grande mostrando que tanto os soldados e o corpo médico estavam enfim livres da guerra.

Foto por: Alfred Eisenstaedt

Foto por: Alfred Eisenstaedt

5. Holocausto – 1945, George Rodger

Esta fotografia talvez não seja a mais conhecida da segunda guerra como as outras, mas é umas das mais fortes. Ela foi feita por Rodger (que por sinal foi ao Dia D com o Robert Capa), que tempos depois de ter feito a foto ele disse em uma entrevista: “I wasn’t even a matter of what I was photographing, as what had happened to me in the process. When I discovered that I could look at the horror of Belsen – 4000 dead and starving lying around – And think only for a nice photographic composition, I knew something had happened to me and I had to stop. I felt I was like the people running the camp – it didn’t mean a thing”

Foto por: Goerge Rodger

Foto por: Goerge Rodger

Gustavo Winther

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s