Toy Art – Conhecendo um pouco mais

Fala pessoal, hoje vim contar um pouco sobre esse conceito conhecido como Toy Art. Tenho visto cada vez mais e mais fotos de brinquedos de uma maneira artística e diferente. No Instagram por exemplo esta lotado de fotos. Então achei que seria legal dar uma pesquisada sobre o que é o Toy Art e trazer para vocês!

O Toy Art é um conceito criado para um brinquedo que não se brinca (meio sem sentido), ou seja é um item colecionável. Ele foi criado para o público adulto ou adolescente e não é um brinquedo fabricado em massa, na maioria dos casos são peças contadas ou assinadas pelo Designer ou Artista que fez o boneco dando à ele grande valor, é como se o boneco se tornasse uma tela pintada, a diferença é que ele não é uma tela e sim um bonequinho. A ideia surgiu próximo do ano de 1998 quando um artista de Honk Kong chamado Michael Lou levou brinquedos da série GI Joe para uma amostra, mas os bonecos era customizados com roupas e acessórios da cultura do Hip-Hop. Foram fabricados 101 desses bonecos e hoje eles tem preço de jóias. Michael Lou não foi o “criador” desse movimento, mas com os bonecos do GI Joe ele fez um marco.

Hoje em dia a moda do Toy Art está em alta. Existem muitas marcas de bonecos para colecionar, quem nunca viu um bonequinho como esse do Walter White? Eu acho que muitas pessoas já viram algo semelhante à esse bonequinho.

Walter White, Toy Art

Walter White, Toy Art

Até agora eu só falei do brinquedo e sua origem, mas e a fotografia? Com os bonecos em alta surgiu a moda de fotografá-los, mas qualquer brinquedo é válido para a fotografia. Em meio a minha pequena pesquisa para saber mais sobre  que é o Toy Art eu achei dois fotógrafos e adorei o trabalho deles. O primeiro é o Brian McCarty que é um artista e fotógrafo que usa muito os bonecos, seu trabalho é conhecido por colocar os bonecos em contextos de vida real, juntando o boneco e realidade na foto. Dá uma olhada nas fotos dele:

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

Foto por: Bryan McCarty

O segundo fotógrafo, que tem um estilo totalmente diferente do Bryan, é o Mike Stimpson que na maioria das suas fotografias usa Lego (o que eu adorei muito, pois minha infância foi brincar de Lego). Diferente do Bryan, Mike assume o brinquedo e não tenta colocar em uma situação para parecer real. Ele pega o Toy e assume a brincadeira, tanto que tem muitas fotos do Mike que ele tenta recriar fotografias famosas ou apenas faz um retrato de um Stormtrooper, dá uma olhada nas fotos dele:

Raising the Flag on Iwo Jima por Mike Stimpson

Raising the Flag on Iwo Jima por Mike Stimpson

Behind the Gare Saint Lazare por Mike Stimpson

Behind the Gare Saint Lazare por Mike Stimpson

Yellow por Mike Stimpson

Yellow por Mike Stimpson

Autumnal por Mike Stimpson

Autumnal por Mike Stimpson

E é claro que depois de tudo isso, eu tive que experimentar a fotografia de Toy, juntei alguns brinquedos meus e fiz algumas fotos aqui em casa:

The Killer

The Killer

The Killer pt.2

The Killer pt.2

Dino

Dino

Double Batman

Double Batman

O que acharam do Toy Art? Se fizerem em fotos em casa mandem para mim que eu posto aqui no Blog! Deixa um comentário sobre o que achou e se curtiu o post compartilha com seus amigos!

Gustavo Winther

Anúncios

2 pensamentos sobre “Toy Art – Conhecendo um pouco mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s