Conservação – 5 Dicas para guardar suas fotos antigas.

Sabe aquela caixa de sapatos cheia de fotografias antigas da sua mãe, que ela fez quando ainda na época do filme fotográfico e tá lá jogada no fundo daquele armário escuro? Então, provavelmente essas fotos já estão todas estragadas ou em processo de deterioração e cedo ou tarde quando abrir aquela caixa, imagens esmaecidas, com perdaFotografia antiga preto e branco de detalhes, como expressões nos rostos e detalhes de estampas de lindos vestidos. Esse post vai dar 5 dicas de como guardar as suas fotografias antigas e aumentar sua vida útil. Essas dicas se aplicam fotografias feitas com filme e ampliadas em papel fotográfico.

1. Evite ao máximo expor as fotografais a luz

Parece bobagem, mas a prata do papel fotográfico, mesmo depois de revelada e fixada ainda continua reagindo se entra em contato com a luz, caso o contato seja muito frequente a imagem vai acabar esmaecendo e você perde totalmente a qualidade da fotografia. Evite deixar as suas imagens expostas a luz, principalmente a solar, ou seja, perto de uma janela.

2. Guarde as suas fotografias em locais secos.

As películas 35 mm usadas a partir da década de 1920, são formadas por duas camadas a base do filme, ou suporte, no filme 35 mm temos o suporte a base de nitrato, acetato ou poliéster. O mais comum nas nossas fotografias caseiras é o Tri-acetato de celulose, que foi um dos mais usados. Em cima do suporte nós temos uma emulsão que contem um ligante e os sais de prata formadores da imagem. A emulsão é geralmente feita de proteína animal, como por exemplo, no processo da albumina é a clara de ovo que liga, na película 35 mm é uma gelatina feita de peles e cartilagens de bovinos. Bom feito essa rápida e pequena introdução, porque guardar em locais secos a sua fotografia? Bom em locais com umidade alta temos um bichinho muito fofo que adora comer a gelatina das suas fotos, ele se chama Fungo e adora locais úmidos. E além disso como a gelatina é de origem animal o Fungo tem um banquete, ele pode se encher de gelatina e ficar na sua foto para sempre e como ele não quer ficar sozinho ele sempre leva todos os amigos Fungos junto, ou seja, não é um Fungo é uma colonia inteira! Por isso evite guardar suas fotos em locais úmidos.

3. Limpe com muito cuidado e a seco

Pode parece loucura, mas evite ao máximo limpar a suas fotografias antigas com produtos químicos, como álcool, água oxigenada, produtos de limpeza. Se achar necessário passar algo use uma flanela macia ou pincéis de cerda macia passando com muita delicadeza e atenção. As vezes não percebemos, mas a gelatina pode estar danificada e se você passa algum pano ou algodão você acaba arrancando pedacinhos da sua imagem e nem percebeu, por isso é melhor deixa-las em locais protegidos da poeira e se necessário, procure um especialista ele vai saber identificar como a fotografia pode ser limpada e de que maneira ela tem que ser limpada. Lembre-se a fotografia analógica é um processo foto-químico, ou seja, qualquer químico que entra em contato com a imagem pode danifica-lá.

4. Evite colar as suas fotos

Grande maioria das suas fotos já devem estar coladas, mas ainda deixo essa dica aqui. Nunca, nunca cole uma fotografia com cola plástica ou qualquer tipo de cola. A cola quanto entra em contato com a parte de trás do suporte fotográfico (grande parte dos casos papel) ela causa danos, como por exemplo, se você quiser retirar a sua fotografia do álbum que foi colado você pode rasgar a foto e danificar todo álbum, além disso, com o tempo, sua fotografia vai ficar com manchas causadas pela cola.

5. Cuide da sua fotografia com carinho

Cuide sempre muito bem das suas fotos, evite comer perto delas e pegar nelas com aquele dedo engordurado, evite amassar e rasgar as suas fotografias antigas, evite fumar perto delas. As imagens são sensíveis e temos que cuidar delas muito bem, pois são o gatilho de muitas coisas na nossa memória.

Espero que tenham gostado deste Post, foi um panorama geral sobre como cuidar das suas fotografias antigas, mas sempre reforço isso caso tenha fotos antigas e queira limpar ou arrumar elas procure sempre um especialista, ele vai saber identificar o que esta acontecendo com a sua foto e fazer os procedimentos corretos para preservar a sua imagem.

Referencias: Aulas de conservação fotográfica com a especialista Luciana Amaral.

Revisão: Luciana Amaral

Gustavo Winther

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s