Fotografia de Cinema – A luz criando um personagem.

Você já se percebeu que em muitos filmes e séries que vemos os personagens sofrem grandes mudanças e a fotografia da série ou filme muda junto com o personagem? Veja por exemplo a série Breaking Bad, foi uma das séries de maior sucesso nos Estados Unidos que tem além de uma história muito boa e bem construída e um personagem esférico muito bem criado a série também tem uma fotografia do caramba  magnífica que ajuda a criar o personagem misterioso que é o Walter White.

Antes de falar mais sobre a fotogtafia da seria vou fazer uma breve sinopse da série. Breaking Bad conta a história de um professor de química no ensino médio chamado Walter White, que descobre aos 50 anos ter um câncer no pulmão em estágio avançado. Com medo de morrer e deixar sua mulher gravida e filho desamparados financeiramente, Walter, se associa à um ex-aluno, Jessie Pinkman,  que está fabricando e vendendo metanfetamina, para poder entrar no mercado. O que ele não esperava era se tornar um dos melhores produtores da droga, conseguindo sintetizar a mais pura metanfetamina.

A estória se desenvolve a partir daí e ó impressionate são as mudanças que acontece durante a série nos personagens, principalmente no Walter. No inicio da série Walter era um personagem submisso, medroso e sem ação e conforme ele vai entrando nesse

Walter White

Walter White

mundo do crime e vai ganhando reconhecimento e se torna o melhor “cozinheiro” de cristal dos Estados Unidos o personagem vai desenvolvendo um lado mais sombrio, poderoso e controlador. A grande genialidade da série está quando a fotografia ajuda a criação dessa outra faceta do personagem. Nos primeiros capítulos a fotografia era uma luz batida e direta, algo relativamente simples, mas com o passar da série a luz vai “tomando forma” e começa a ser mais trabalhada e ajuda a criar esse personagem sombrio que é Walter White. Uma característica marcante na iluminação dessa série é o fato de grande maioria das cenas internas, sempre tem um contra luz nos personagens, delimitando eles do fundo, foi um recurso usado e que funcionou muito bem para a proposta da série.

Uma série que começou com uma luz chapada, aos poucos, juntamente com o personagem, vai ganhando uma luz trabalhada, misteriosa e sombria é algo lindo, pois aqui entra uma questão, a técnica foi usada para melhorar e ajudar na criação do personagem, teve um porque de a técnica ser usada. Não foi usada só para ser usada como é o caso da grande maioria das coisas que vemos na TV. E foi tão bem usada que não é a toa que Breaking Bad foi umas das maiores séries já feitas, tendo um público imenso e fãs por boa parte do mundo. Tanto que, recentemente, eu vi que a Colômbia começou a regravar essa série, mesma estória, mesmos personagens, até os nomes são iguais, o Sr. Walter White se chama Sr. Walter Blanco, por exemplo.

É impressionante ver o alcance de uma série e como as pessoas se identificam com os personagens e estórias. A fotografia, luz e movimento de câmera, ajudam na criação dessa identificação e dessa intimidade desenvolvida, sugiro a quem gosta de séries e filmes e se identifica com algum em especial, para e analise o porque você se identificou tanto com aquela série e filme, grande parte dos casos a fotografia foi o que te influenciou a gostar, mas você nem percebeu isso.

Esse post foi algo bem simples e rápido, pretendo voltar ao tema com uma analise mais cuidadosa de alguma outra série ou filme. Se tiverem alguma série ou filme que gostem da fotografia e achem muito boa comentem aqui a baixo e eu posso estudar ela e falar dela aqui. No mais espero que tenha gostado e sempre estarei aberto a críticas e sugestões!

Veja também o outro post da série Fotografia de Cinema

Gustavo Winther

Anúncios

4 pensamentos sobre “Fotografia de Cinema – A luz criando um personagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s