Equipamentos – O que pensar quando for comprar equipamentos.

Essa é uma das dúvidas de todas as pessoas que começam a fotografar. Qual equipamento comprar e porque? Antes de expor meus argumentos sobre equipamento algo tem que ficar bem claro. Não é a câmera de 10 mil reais que vai fazer você tirar uma boa foto, por que como vimos no post das Pinholes existem pessoas que fazem fotos magníficas com uma caixinha de leite. Outro ponto importante, não é a marca da câmera que vai fazer de você um fotógrafo melhor, vou sempre falar das duas marcas mais usadas no mercado que são a Nikon e Canon.  Bom então vamos falar de Tekpix  equipamento!

Vou começar ressaltando uma diferença importante entre as duas marcas (Canon e Nikon). Recomendo fortemente a Canon para fotógrafos que vão trabalhar com produções audiovisuais, não somente com a fotografia estática, mas se você só vai trabalhar fazendo fotos recomendo a Nikon. Agora vem a pergunta: “Porque?”. As câmeras desenvolvidas pela Canon além de serem ótimas para fotografia tem um desempenho especial com relação a filmagens, são excelentes principalmente os modelos top de linha, já a Nikon não tem esse foco de trabalho, ele se desenvolveu a pouco tempo se comparado com a Canon. Agora vem a pergunta: “Porque comprar Nikon se a Canon tem um desempenho melhor em filme?”. Bom eu particularmente tenho Nikon, por dois motivos o primeiro é que quando eu comprei a Nikon sai mais barata que a Canon e como meu foco sempre foi a fotografia estática acabei optando por ela. Segundo, a Nikon tem mais opções de objetivas e além disso permite usar objetivas de modelos analógicos em câmeras digitais e eu olhando as coisas da minha tia achei três ótimas objetivas da Nikon que ela usava em sua FM2. E também as objetivas da Nikon funcionam em qualquer modelo de câmera da marca, enquanto as objetivas da Canon tem restrições. Você deve se perguntar porque isso é uma vantagem, pense assim: Você compro um equipamento bom, mas básico e usou ele por um ótimo tempo, nesse tempo de uso você adquiriu algumas objetivas, objetivas muito boas por sinal. Certo dia você acha que vale a pena trocar de equipamento, algo mais moderno e rápido e esse equipamento não aceita as objetivas que você tinha antes e você vai ter que comprar outras objetivas, vai ser um gasto a mais e na minha visão um gasto triste, porque você já tinha varias objetivas de ótima qualidade e “perdeu” tudo porque decidiu trocar o corpo da câmera e se tem algo que eu aprendi é que vale mais apena você gastar dinheiro com objetivas do que com o corpo da câmera, pois é uma objetivas de boa qualidade que via fazer você ter uma definição melhor na sua imagem.

Bom tendo essa diferença entre as duas marcas vamos analisar que tipo de câmera você precisa. Para saber a melhor câmera para você você precisa saber qual tipo de fotógrafo você é, isso significa qual das áreas seguintes você trabalha ou pretende trabalhar: fotografia em estúdio e arquitetura ou fotojornalismo? A importância de saber a sua área de atuação vai definir qual tipo de câmera é melhor para você, veja bem, uma pessoa que trabalha em estúdio a preocupação dela quando for comprar o equipamento é a qualidade da imagem, ou seja ela vai comprar uma câmera com um sensor ridiculamente grande, para poder ampliar a imagem em tamanho de cartazes e banners sem perder a definição, a sua ultima preocupação é quantos disparos a câmera vai fazer por segundo. Já o fotojornalista não, a principal característica que ele tem que pensar quando for comprar o equipamento é quantos disparos a câmera faz por segundo, se o corpo da câmera tem uma resistência para quedas e gotas d’água, pois para o fotojornalista a preocupação é não perde nenhuma foto, nenhum momento e diferentemente do fotógrafo de estúdio que monta a cena que quer fotografar o fotojornalista não tem isso, ele tem que “pegar” as cenas na espontaneidade por isso uma velocidade de processamento maior é importante. E como ele trabalha na rua ele precisa de um equipamento resistente porque a câmera dele vai cair sim no chão, vai molhar sim. Então quanto mais resistente melhor.

4ds

Nikon D4s

Vou dar um exemplo. Pegamos o modelo D4s da Nikon, ultimo da serie D4 e uma das câmeras top de linha da Nikon. Ela foi feita para fotojornalismo, isso se deve pelas seguintes especificações: Ela tem capacidade de processar 11 fotos em apenas 1 segundo, ela é uma metralhadora de imagens, mas ela só consegue fazer isso porque a qualidade das fotos é de 16.2 MP FX-format (Full Frame) que em comparação com a D810A o último lançamento da Nikon que tem um sensor fotográfico de 36.3 MP FX-format, ou seja um “monstro” de qualidade, mas que tem a capacidade de processar 5 fotos por segundo uma capacidade bem mais baixa que a D4s.

Bom, mas nem todo mundo trabalha com fotografia e vai começar comprando esses modelos top’s de linha que eu falei, também não sabe a área de atuação e está apenas começando a fotografar e descobrir esse mundo, você seria o fotógrafo Coringa e para isso precisaria de um equipamento Coringa, que é aquele equipamento que pode servir tanto para uma coisa quanto para outra, ele não está nem lá nem cá. É um meio termo. Mas o que define o equipamento Coringa? Primeiro ele não vai ser tão caro quanto os outros sera um modelo mais básico na maioria das vezes com o sensor Crop. Segundo, ele não vai ter 36.3 MP como a D810A e nem vai fazer 11 fps ele vai estar bem no meio como por exemplo a D5500 que tem 24.2 MP e faz 5 fotos por segundo (este modelo é o mais “top” entre os modelos de iniciantes para Nikon) o que é muito bom para o preço desta câmera!

5dsr

Canon EOS 5Dsr

Eu só falei da Nikon e você é um entusiasta em vídeo e foto e precisa de uma câmera versátil para os dois. Se você já está no mercado, tem dinheiro e quer um equipamento potente em filme o modelo que você procura é da 5D Mark III para cima como a 5DS R e a 5DS ambas com um sensor monstruoso de 50.6 MP efetivos! Se aproximando das câmeras de médio formato (120mm) em um sensor Full Frame (36mm). Novamente me pego eu falando das câmeras top de linha e você é um iniciante e entusiasta no mundo da foto e vídeo e precisa de uma câmera Coringa. Da Canon um bom modelo de câmera coringa é a 60D. Ela é uma câmera para pessoas já se encantaram com a fotografia, pois não é um modelo “básico” já é mais avançado porém é acessível e tem ótima qualidade para filmagens. Mais uma vez repito o que vai dar qualidade para a sua imagem seja filme ou fotografia estática é, mais do que nada, a lente! E eu vou falar delas no próximo Post!

Para finalizar vou fazer um resumo rápido:

Para fotógrafos com foco em Fotojornalismo: Câmeras com alta velocidade de processamento de imagem, corpo da câmera minimamente resistente a quedas e gotas d’água (Nikon: D4s; D4; D3 Canon: 1Dx; 5D Mark III; 5Dsr) .

Para fotógrafos com foco em Estúdio e Arquitetura: Câmeras com sensores grandes, por volta de 36 MP ou mais e lentes específicas (Nikon: D810A; D810; D800 Canon: 5Dsr).

Para fotógrafos Coringa: Câmeras no meio do caminho, com sensores razoáveis (por volta de 24MP) e processamento de imagem razoável (por volta de 5 fps) (Nikon: D5500; D7100; D3200 Canon: T4i; T5i; 60D).

Espero que esse post tenha ajudado a achar o tipo de câmera mais adequada para você e que tenha achado um bom equipamento! Qualquer dúvida, crítica ou comentário só mandar que vou responder! Lembrando mais uma vez, o equipamento não faz você tirar uma boa foto, a boa foto é tirada por qualquer equipamento e por qualquer pessoa, basta saber olhar para o mundo da maneira certa.

Gustavo Winther

Anúncios

3 pensamentos sobre “Equipamentos – O que pensar quando for comprar equipamentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s